terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

GUIA DA TEMPORADA 2024

GUIA DA TEMPORADA 2024 - Quem vai parar a Red Bull?

Em "última dança" de Hamilton e Mercedes, Ferrari surge como potencial rival direto do time austríaco


(POR LUCAS COSTA)


Finalmente, estamos em Race Week! Vai começar a temporada 2024 da Fórmula 1! Pelo quarto ano seguido, o Bahrein vai abrir o campeonato mundial, que tem tudo pra ser bastante empolgante. Será que a Red Bull vai continuar soberana? Será que a Mercedes vai renascer das cinzas, ou será que a Ferrari vai quebrar um jejum que já dura 16 anos? O favorito, logicamente, segue sendo Max Verstappen.

Antes mesmo da temporada começar, a Fórmula 1 foi sacodida por uma verdadeira bomba. Depois de 11 anos, Lewis Hamilton deixará de ser piloto da Mercedes ao final do ano. No começo de 2025, ele se juntará à Ferrari, numa aliança histórica entre a equipe mais emblemática da história e o piloto com mais vitórias, pole positions e títulos na história da Fórmula 1. Ele chega para ser o parceiro do monegasco Charles Leclerc, deixando Carlos Sainz "a ver navios", enquanto é cobiçado por outras equipes.

Lewis Hamilton na Mercedes: a última dança

Dos 20 pilotos que estiveram no grid em 2023, nenhuma mudança aconteceu. A única diferença é na antiga AlphaTauri, hoje Racing Bulls (e com uma pintura que remete aos tempos de Toro Rosso): Daniel Ricciardo começa a temporada. Em 2023, foi o holandês Nyck de Vries o parceiro de Yuki Tsunoda. Demitido, ele deu lugar ao veterano, que se lesionou no treino livre do GP da Holanda e posteriormente deu lugar ao neozelandês Liam Lawson em algumas corridas. A outra mudança foi da Sauber, que deixou de se chamar Alfa Romeo e agora se chama "Stake Kick Sauber F1 Team". Em 2026, o time vai passar para as mãos da Audi.

A Red Bull continua como favorita ao título em sua 19ª temporada na Fórmula 1. A marca de energéticos comprou a Jaguar no fim de 2004, e estreou oficialmente com sua equipe em 2005. Desde então, os austríacos enfileiraram vitórias e títulos, sendo quatro seguidos com Sebastian Vettel entre 2010 e 2013, e três com Max Verstappen entre 2021 e 2023. Com mais fome do que nunca, o leão holandês vai em busca do tetra para igualar o feito de Seb no time de Milton Keynes.

Max Verstappen busca o tetra para se igualar a Vettel e Prost

Em 2023, a Red Bull venceu 21 das 22 corridas da temporada, superando o feito histórico da McLaren de 1988, que venceu 15 das 16 corridas no ano do primeiro título do brasileiro Ayrton Senna. Coincidentemente, o time austríaco corre com motores da Honda, assim como o time de Woking naquela época. E assim como em 1988, a Ferrari impediu que uma única equipe vencesse todas as corridas da temporada.

Em 1988, foi Gerhard Berger quem venceu o GP da Itália, pouco depois da morte do "Comendador" Enzo Ferrari. No ano passado, Carlos Sainz subiu ao alto do pódio no GP de Cingapura, impedindo o domínio absoluto do time de Christian Horner, Helmut Marko e Adrian Newey. Em relação à Horner, o chefe de equipe é acusado de importunação sexual e "comportamento inapropriado" por uma funcionária da equipe de Milton Keynes. A decisão pode sair nos próximos dias. A Ford, que fornecerá motores para a equipe em 2026, exige uma rápida resposta sobre o caso.
Acusado de assédio sexual, Christian Horner corre risco de sair da Red Bull

Dos três dias da pré-temporada no Bahrein, dois foram liderados pela Ferrari, enquanto a Red Bull (com Verstappen) liderou apenas uma sessão. A Mercedes também está esperançosa em dias melhores: com a saída de Mike Elliott e o retorno de James Allison, o W15 não tem nenhum resquício de seus antecessores, o W13 e o W14, o que já dá alguma esperança para Hamilton e George Russell.

Bahrein abre a temporada: calendário terá 24 corridas


O calendário da F1, inclusive, terá 24 corridas e será o maior da história da categoria em 75 anos. O GP do Brasil acontecerá no dia 3 de novembro. 2024 também marca o retorno do GP da China, que não acontece desde 2019 em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Contrariando o que tradicionalmente acontece, as duas primeiras corridas do calendário acontecerão no sábado (Bahrein e Arábia Saudita), em virtude do período sagrado do Ramadã para o povo islâmico.

A F1 2024 será totalmente transmitida pela Band. Os treinos serão transmitidos no canal Band Sports.

CONFIRA O CALENDÁRIO 2024 DA FÓRMULA 1!
  1. GP do Bahrein - Sakhir (2 de março)
  2. GP da Arábia Saudita - Jeddah (9 de março)
  3. GP da Austrália - Melbourne (24 de março)
  4. GP do Japão - Suzuka (7 de abril)
  5. GP da China - Shanghai (21 de abril)
  6. GP de Miami - Miami Gardens (5 de maio)
  7. GP da Emilia Romagna - Ímola (19 de maio)
  8. GP de Mônaco - Monte Carlo (26 de maio)
  9. GP do Canadá - Montreal (9 de junho)
  10. GP da Espanha - Barcelona (23 de junho)
  11. GP da Áustria - Spielberg (30 de junho)
  12. GP da Inglaterra - Silverstone (7 de julho)
  13. GP da Hungria - Mogyoród (21 de julho)
  14. GP da Bélgica - Spa-Francorchamps (28 de julho)
  15. GP da Holanda - Zandvoort (25 de agosto)
  16. GP da Itália - Monza (1º de setembro)
  17. GP do Azerbaijão - Baku (15 de setembro)
  18. GP de Cingapura - Marina Bay (22 de setembro)
  19. GP dos Estados Unidos - Texas (20 de outubro)
  20. GP do México - Cidade do México (27 de outubro)
  21. GP do Brasil - São Paulo (3 de novembro)
  22. GP de Las Vegas - Las Vegas (23 de novembro)
  23. GP do Catar - Lusail (1º de dezembro)
  24. GP de Abu Dhabi - Yas Marina (8 de dezembro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário