POLEMAN! Guto Reis faz volta "voadora" e conquista a pole position em Imola
Piloto da Aston Martin consegue marcar segunda pole na temporada (já havia sido no Bahrein): companheiro completa primeira fila do time britânico
DIRETO DE IMOLA, ITÁLIA
A Aston Martin foi a grande surpresa no treino que definiu o grid de largada para o GP da Emília Romagna, em Imola, na Itália. Pela segunda vez em cinco corridas, Guto Reis conquistou a pole position. O ex-piloto da McLaren já havia conquistado a posição de honra logo na primeira prova, disputada no Bahrein. No Autódromo Enzo e Dino Ferrari, Guto marcou o tempo de 1m20s123 para largar na frente, seguido de perto pelo companheiro Weslley Almeida, que fez 1m20s154.
A segunda fila terá Leandro Silva, da Lotus, que marcou o tempo de 1m20s171, seguido pela Red Bull de Thiago Ramos, que venceu o GP da Arábia Saudita. Ele cravou a marca de 1m20s297. A terceira fila terá Fernando Antunes, da Red Bull (1m20s304) e a bicampeã Débora Longen (Ferrari), que fez 1m20s392. Vale lembrar que o ex-piloto da Aston Martin ainda não pontuou no campeonato, enquanto Thiago marcou 37 pontos.
Logo no Q1, tudo levava a crer que a Red Bull ia dominar os treinos. Com Fernando Antunes na frente de Thiago Ramos, seguidos pela Ferrari de Débora Longen e a McLaren de Lucas Costa, o time austríaco caminhava tranquilamente. A primeira sessão até teve alguns incidentes, como o de Alvaro Mendes (Lotus), que escapou de traseira na curva Villeneuve, fez uma volta ruim e depois não conseguiu voltar à pista por problemas na suspensão. Vencedor do GP da China, Matheus Alexandre (Williams) também não foi bem, fazendo apenas 1m20s891.
Vencedor do GP da China, Matheus Alexandre saiu no Q1 |
ELIMINADOS NO Q1: Richard Rafi (Haas), Thiago Lima (Toro Rosso), Matheus Alexandre (Williams), Roberto Sabbag (Williams), Cibele Santos (Toro Rosso) e Alvaro Mendes (Lotus).
Q2 - CAMPEÃ FICA DE FORA
Na segunda parte do treino, a Red Bull continuou se mostrando muito veloz, e agora inverteu as posições: Thiago Ramos foi o mais rápido, com Fernando Antunes vindo na segunda posição. Lucas Costa, da McLaren, foi o terceiro, seguido pela Ferrari de Leonardo Barreto, que venceu o GP da Austrália. Destaque para a bicampeã Aline Benega (Mercedes), que cometeu um erro na saída da Variante Alta e fez apenas o 13º tempo, ficando fora da disputa pela pole position.
ELIMINADOS NO Q2: Eliana Pereira (Jordan), Roberta Correa (BMW), Aline Benega (Mercedes), Luis Zaga (Haas), Jefferson Machado (Jordan) e Rodrigo Mori (BMW).
Q3 - SURPRESA EM TONS DE VERDE
Após atuações sólidas no Q1 e no Q2, a Red Bull ia dando outro show no Q3, tendo Thiago Ramos novamente na frente de Fernando Antunes. Porém, eis que a Aston Martin preparou uma surpresa para a parte final do treino classificatório: com pneus novos, Guto Reis foi para a pista determinado a conseguir a sua segunda pole position na temporada. E com uma volta perfeita, o piloto fez 1'20"123, superando os dois carros do time austríaco.
Logo na sequência, Weslley Almeida fez a mesma coisa. Após ter conseguido um pódio na China e de ter abandonado o GP da Arábia Saudita após a quebra do motor, o piloto fez uma volta fantástica, ficando apenas a 31 milésimos de distância do companheiro. Leandro Silva ainda tentou colocar a Lotus na ponta, mas ficou mesmo com o terceiro lugar. Na entrevista pós-treino, Guto valorizou a estratégia da equipe e disse estar animado para a corrida.
"Fizemos uma estratégia ousada e que deu certo. A Red Bull estava muito bem, então a volta tinha que ser perfeita. Consegui fazer o meu melhor, e mais uma vez poderei largar na pole. 50% do caminho já foi percorrido, falta a vitória" - disse ele.
GRID DE LARGADA - GP DA EMÍLIA ROMAGNA (63 VOLTAS)
- Guto Reis (Aston Martin/Mercedes) - 1'20"123
- Weslley Almeida (Aston Martin/Mercedes) - 1'20"154
- Leandro Silva (Lotus/Renault) - 1'20"171
- Thiago Ramos (Red Bull/Honda) - 1'20"297
- Fernando Antunes (Red Bull/Honda) - 1'20"304
- Débora Longen (Ferrari) - 1'20"392
- Lucas Costa (McLaren/Mercedes) - 1'20"431
- Celso Chiavelli (McLaren/Mercedes) - 1'20"441
- Leonardo Barreto (Ferrari) - 1'20"451
- Bryan Assis Silva (Mercedes) - 1'20"484
- Eliana Pereira (Jordan/Honda) - 1'20"515
- Roberta Correa (BMW) - 1'20"573
- Aline Benega (Mercedes) - 1'20"643
- Luis Zaga (Haas/Ferrari) - 1'20"647
- Jefferson Machado (Jordan/Honda) - 1'20"704
- Rodrigo Mori (BMW) - 1'20"778
- Richard Rafi (Haas/Ferrari) - 1'20"788
- Thiago Lima (Toro Rosso/Honda) - 1'20"875
- Matheus Alexandre (Williams/BMW) - 1'20"891
- Roberto Sabbag (Williams/BMW) - 1'21"035
- Cibele Santos (Toro Rosso/Honda) - 1'21"096
- Alvaro Mendes (Lotus/Renault) - 1'23"538