sábado, 27 de maio de 2023

MÔNACO - Essa foi no braço!

FOI NO BRAÇO! Verstappen supera Alonso no limite e consegue a pole em Mônaco

Holandês tira "coelho da cartola" e joga água no chope do piloto da Aston Martin. Jejum de poles já dura 11 anos


Texto por: Lucas Costa


Parecia que Fernando Alonso conseguiria conquistar uma pole position na Fórmula 1 depois de 11 anos. Só parecia. Quando ninguém mais acreditava que o espanhol perderia o primeiro lugar no grid, eis que surge Max Verstappen. Como um foguete e vindo sempre no limite, o atual bicampeão do mundo fez um temporal de 1m11s365, contra 1m11s449 do Samurai das Astúrias.

A última pole de Alonso aconteceu no GP da Alemanha de 2012, em Hockenheim, corrida vencida por ele próprio. Aliás, o jejum de vitórias já dura uma década. A última vitória do espanhol completou 10 anos há duas semanas atrás, no GP da Espanha de 2013. Naquela ocasião, o finlandês Kimi Raikkonen (Lotus) e o brasileiro Felipe Massa, seu companheiro de Ferrari, completaram o pódio.

Verstappen superou Alonso no instante final do treino

A grande decepção, talvez, tenha sido Sérgio Pérez. Conhecido como "o rei das ruas", o mexicano perdeu a traseira e bateu na curva Saint Devote logo no começo do Q1, gerando uma bandeira vermelha. Com isso, vai largar da última posição do grid de largada. O qualify de Mônaco foi talvez o mais disputado e emocionante dos últimos anos. A pole position chegou a passar pelas mãos de pilotos como Esteban Ocon (Alpine) e Charles Leclerc (Ferrari). Falando no monegasco, a sorte parece não ser sua aliada correndo em casa.

Além de não ter tido bons desempenhos nas ruas do principado desde sua estreia na F1 em 2018, o "prodígio" ainda foi punido com a perda de três posições no grid de largada, após um incidente no túnel com a McLaren de Lando Norris, que vinha em volta rápida, enquanto o ferrarista andava lento no túnel. Com isso, o beneficiado é Lewis Hamilton, que pula para a 5ª posição. Aliás, o heptacampeão e maior vencedor da história da categoria bateu pouco antes do hairpin no TL3 e teve problemas para conseguir uma melhor performance. O real potencial do W14B, aliás, só deverá ser conhecido na semana que vem, no GP da Espanha, em Barcelona.

Outro que se beneficiou da punição a Leclerc foi Esteban Ocon. O francês da Alpine chegou a abocanhar a pole position por alguns instantes, e pula para a terceira colocação, atrás apenas do holandês e do espanhol. Carlos Sainz, companheiro do monegasco na Ferrari, pula para o quarto lugar. Com Charles em sexto, fecham o top 10: Pierre Gasly (Alpine), George Russell (Mercedes), Yuki Tsunoda (AlphaTauri) e Lando Norris (McLaren).

Fernando Alonso não conquista uma pole desde 2012

O treino empolgou tanto os fãs através do mundo que, antes da bandeira vermelha ocasionada pela batida de Checo, o top 3 era formado por Lando Norris (McLaren), Guanyu Zhou (Alfa Romeo) e Oscar Piastri (McLaren). O australiano foi eliminado no Q2, enquanto o inglês conseguiu ir até a parte final, mas não saiu do 10º lugar. E pra ficar mais divertido, amanhã a previsão é de chuva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário