Quase todos os nove pilotos que andaram durante a tarde sem chuva de
atividades desta quarta-feira (24), segundo dia de testes coletivos
pós-GP da Áustria, em Spielberg, melhoraram seus melhores tempos
pessoais, mas apenas dois foram mais rápidos que Valtteri Bottas havia sido pela manhã.
Nico Rosberg, naturalmente, foi um deles. Rodou constantemente veloz,
mas mais do que isso, atingiu 117 voltas e andou 0s818 na frente do
segundo colocado.
Segundo colocado, esse, que terminou por ser Esteban Gutiérrez a bordo
da Ferrari. Mais do que baixar da barreira de 1min10s, algo que só ele e
Rosberg fizeram, o mexicano conseguiu tranformar as 27 voltas da manhã
em 110 no geral.
Marco Wittmann, estreando com a Toro Rosso, aproveitou o dia. Deu 158
voltas na pista, marca impressionante não apenas por conta da
constância, mas também pelo fato de o motor Renault não ter sido pego
por algum tipo de dano. Daniel Ricciardo foi quem pilotou a Red Bull,
também dando saudáveis 116 voltas pelo circuito da equipe.
O motor Honda não decepcionou. Fernando Alonso cruzou a marca
centenária e deu 104 giros, mais do que a Williams, por exemplo. Bottas
ficou nas 79. E Felipe Nasr? Não parece ter focado muito no desempenho,
já que ficou na nona colocação, mas somando 138 giros.
A F1 volta em dez dias, em 5 de julho, na Inglaterra.
A F1 volta em dez dias, em 5 de julho, na Inglaterra.
Confira como foi o dia de testes:
A tarde do segundo dia de testes coletivos começou com um calor
marcante, 34°C. Enquanto ontem a maior parte dos times mandou à pista
pilotos reservas, hoje optaram em sua maioria por titulares. Pela manhã,
Valtteri Bottas colocou a Williams na frente da tabela de tempos.
O primeiro a andar foi exatamente um dos experientes. Fernando Alonso
logo tratou de colocar a McLaren na pista. E em quatro voltas rápidas,
conseguiu bater o giro mais rápido que deu pela manhã, com 1min10s975.
Ao contrário do que vem acontecendo o ano inteiro, a McLaren não parece
muito distante nos testes. Já estava a menos de 1s de Bottas.
O próximo a ir à pista foi o homem que não parecia disposto a sair
dela. Marco Wittmann ganhou a chance de testar com a Toro Rosso e
queria aproveitar o dia. Após alguns giros, o atual campeão do DTM
empatou - e seguiu na pista para passar - com Daniel Ricciardo com 75
voltas dadas no dia, mais que todos os outros. Dois motores Renault
funcionando com confiabilidade impressionante.
Meia-hora de treino quando Nico Rosberg deu o ar da graça na pista.
Logo depois de Esteban Gutiérrez com a Ferrari, aliás. Pascal Wehrlein,
hoje com a Force India, também havia entrado na pista, mas sem o bico
diferentão que o time indiano mostrou na terça-feira.
Apenas Ricciardo e Jolyon Palmer, com a Lotus, não tinham andado na
pista à tarde após a primeira hora de testes coletivos. Enquanto isso,
diferentemente, Wittmann passava das 90 voltas e melhorava as voltas
rápidas. Alonso, agora de supermacios, também voltou à pista e melhorou
sua volta.
Então, já que a brincadeira era melhorar as marcas pessoais, Rosberg
desceu para o playground e fez 1min09s419, despedaçando o tempo que
garantiu a primeira posição para Bottas na manhã. Na tentativa
exatamente seguinte foi para 1min09s113.
Solão na Áustria com 1h30 de sessão. Rosberg vinha na frente, com
Bottas, Wehrlein, Alonso, Felipe Nasr, Palmer, Gutiérrez, Ricciardo,
Wittmann.
Não que alguém estivesse exatamente tentando capturar o tempo da
Mercedes, mas Nasr, Alonso, Wittmann e Wehrlein pareciam extremamente
interessados em continuar acumulando voltas. Pascal, aliás, o único
piloto a guiar nos dois dias de teste. Ontem pela Mercedes, hoje pela
Force India.
Perto das três horas de treino, Nasr se juntou a Wittmann ao passar da
marca das 100 voltas. No quesito do desempenho, melhores voltas
pessoais para Ricciardo e Wehrlein. Minutos depois, quase juntos, ambos
também cruzaram a marca centenária.
Uma hora e meia para o final do dia de testes e quem tinha mais voltas
dadas era Wittmann (141), seguido por Wehrlein e Ricciardo (107), Nasr
(106), Rosberg (100), Gutiérrez (91), Palmer (81), Alonso (73) e Bottas
(63).
Quando passava das 12h em Brasília, Ricciardo teve um problema mecânico
na entrada do pit-lane, forçando uma bandeira vermelha por alguns
minutos.
Apesar do final da tarde, a temperatura na Áustria ainda passava dos
30°C de céu aberto, um cenário incompatível com o visto ontem no meio
das indas e vindas da chuva. E o pessoal se animou para participar dos
30 minutos finais.
Dois minutos antes da bandeira quadriculada, bandeira vermelha. O problema era com Palmer e a Lotus, que ficou parada na pista. A paralisição encerrou o dia e os testes coletivos em Spielberg. Rosberg foi o mais rápido, seguido por Gutiérrez, Bottas, Wittmann, Wehrlein, Palmer, Alonso, Ricciardo e Nasr.
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