terça-feira, 3 de março de 2015

Com quadro de concussão, Alonso fica fora do GP da Austrália e adia reestreia pela McLaren. Magnussen substitui*

*Por: Grande Prêmio

Fernando Alonso não disputará o GP da Austrália, abertura da temporada 2015 do Mundial de F1, no próximo dia 15 de março, por recomendação médica. O anúncio foi feito pela McLaren na manhã desta terça-feira (3), e o substituto será o dinamarquês Kevin Magnussen.

Em um comunicado, a McLaren pela primeira vez admitiu uma lesão do piloto espanhol após o acidente sofrido no dia 22 de fevereiro durante os testes de pré-temporada na Espanha. Alonso sofreu uma concussão e, devido às recomendações dos médicos, não viajará para Melbourne para aquela que seria sua reestreia na equipe inglesa — ele defendeu o time na temporada 2007, quando foi terceiro no Mundial de Pilotos e venceu quatro GPs.

Fernando Alonso estava na 21ª volta com o carro da McLaren neste domingo (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Na última quinta-feira, em uma coletiva no Circuito da Catalunha, Ron Dennis havia assegurado que os sucessivos exames realizados em Alonso não haviam detectado lesões, "nem mesmo uma pequena concussão". Segundo ele, a demora para receber alta se dera devido a um cuidado excessivo dos médicos. Não era verdade.
 
No comunicado divulgado nesta terça, a McLaren reitera que os médicos “informaram que não veem evidência de qualquer lesão e que o consideram plenamente saudável do ponto de vista neurológico e cardíaco”.
 
Entretanto, o time enfim usou o termo “concussão” para descrever o que aconteceu com Alonso após o acidente e disse que, ao deixá-lo fora do GP da Austrália, procura minimizar os riscos de novas lesões.
 
“Os médicos recomendaram a ele que, depois da concussão, ele deveria procurar ficar o mais longe possível de qualquer fator de risco que possa potencialmente resultar em outra concussão em um espaço de tempo tão próximo da outra, minimizando as chances de um segundo impacto, um procedimento médico normal no tratamento de atletas depois de concussões”, diz a nota enviada pelo time.
 
“Fernando entendeu e aceitou este conselho, e os dois carros da McLaren serão pilotados na Austrália pelo companheiro de Fernando, Jenson Button, e o piloto de testes e reserva Kevin Magnussen”, segue.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário