*Por: Grande Prêmio
Antes do fim de semana de Cingapura, a expectativa toda era em
torno de Lewis Hamilton e da chance do inglês de igualar as 41 vitórias
do ídolo Ayrton Senna na F1. Só que a etapa asiática se mostrou um
inacreditável pesadelo para o líder do campeonato, que em nenhum momento
teve chance de brigar pelo triunfo. E quem realmente tomou o lugar do
britânico sob os holofotes em Marina Bay foi Sebastian Vettel. O
tetracampeão da Ferrari não só venceu categoricamente, como também
superou a icônica marca de conquistas de Senna no Mundial. O alemão
agora tem no brilhante currículo 42 vitórias na categoria em que já
possui quatro títulos mundiais.
Saindo da pole neste domingo (20), Sebastian foi impecável e não deu
qualquer chance a ninguém. Não liderou de ponta a ponta, porque precisou
trocar os pneus em momentos de safety-car. Ainda assim, Vettel se
mostrou sempre o mais rápido e cruzou a linha de chegada com mais de um
segundo para Daniel Ricciardo, o segundo colocado. O quarto sucesso em
Cingapura também recolocou o ferrarista em uma forte posição na briga
pelo título, ainda que pese o grande domínio de Hamilton e a Mercedes em
2015.
"Deve ter sido uma das melhores. Foi bem intensa. Muita pressão, Daniel fez uma corrida muito boa, cuidou bem dos pneus, o que tornou os últimos stints mais táticos. Sabia que era difícil de ultrapassar aqui, estava usando isso, e depois abri um pouco mais. Uma ótima vitória", afirmou Vettel, ainda no pódio, a Eddie Jordan.
"Deve ter sido uma das melhores. Foi bem intensa. Muita pressão, Daniel fez uma corrida muito boa, cuidou bem dos pneus, o que tornou os últimos stints mais táticos. Sabia que era difícil de ultrapassar aqui, estava usando isso, e depois abri um pouco mais. Uma ótima vitória", afirmou Vettel, ainda no pódio, a Eddie Jordan.
Sebastian Vettel festeja vitória em Cingapura (Foto: AP)
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Kimi Räikkönen também foi ao pódio, com o terceiro lugar, andando
sempre próximo aos dois ponteiros. Nico Rosberg salvou a Mercedes de um
vexame e terminou em quarto, logo à frente de Valtteri Bottas, Daniil
Kvyat, Sergio Pérez, Max Verstappen, Carlos Sainz e Felipe Nasr, que
voltou a pontuar na temporada.
Hamilton, por sua vez, teve de amargar o primeiro abandono da
temporada. Na metade da prova, o carro do inglês apresentou problemas
eletrônicos e, sem muito que fazer, teve de recolher o W06 #44. Massa
teve o mesmo destino do britânico.
Depois de se envolver em toque com Hülkenberg, o brasileiro passou a
enfrentar uma falha de câmbio, que acabou lhe tirando da prova. “Não
entrava a marcha, ela estava com problema na terceira e quarta, que de
repente entrava em ponto morto”, disse. “Então eu tinha que começar do
zero, voltar pra primeira, pra segunda, e quando eu tentava entrar na
terceira e quarta voltava pro ponto morto. Eu estava entrando nos boxes
para resolver o problema, mas então o câmbio voltou ao normal. Só que
não teve jeito e tive que abandonar”, completou Felipe.
A próxima etapa da F1 acontece na próxima semana, em Suzuka, no Japão.
Confira como foi o GP de Cingapura de F1
Confira como foi o GP de Cingapura de F1
Antes mesmo dos carros alinharem definitivamente no grid de Marina Bay
na noite quente deste domingo (20), a Mercedes viveu um pequeno drama
com o W06 de Nico Rosberg. Um problema de software provocou o atraso dos
trabalhos, mas nada que comprometesse a largada do alemão, que teve
tempo de chegar à linha da sexta colocação.
Susto passado e tudo devidamente pronto, lá foram eles para a volta de
apresentação, com o pole Sebastian Vettel puxando o pelotão. Quando as
luzes se apagaram na reta principal e iluminada de Cingapura, o alemão
da Ferrari fez uma largada limpa e em linha reta, tracionando muito bem.
A manobra o fez chegar com tranquilidade e sozinha na primeira curva.
Largada do GP de Cingapura (Foto: AP)
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Daniel Ricciardo também saiu bem e manteve a segunda colocação, à
frente de Kimi Räikkönen, Daniil Kvyat e Lewis Hamilton. O líder do
campeonato teve de brigar ali com Valtteri Bottas, que também se
defendia de Nico Rosberg. O alemão da Mercedes conseguiria a
ultrapassagem na sequência, para reassumir o sexto posto.
Felipe Massa pulou para oitavo, seguido por Nico Hülkenberg, Sergio
Pérez, Fernando Alonso, Carlos Sainz, Romain Grosjean, Felipe Nasr,
Marcus Ericsson, Jenson Button, Pastor Maldonado, Alexander Rossi e Will
Stevens. Tudo isso porque Max Verstappen, que largava em oitavo, ficou
parado no grid. Apesar do incidente, não houve toques, e os fiscais
conseguiram levar o carro do holandês de volta aos boxes, em segurança.
Max pode retornar à corrida na sequência.
Na pista, Vettel tratou de imprimir um ritmo bastante forte. E foi
distanciando rapidamente de Ricciardo. Com quatro voltas, o alemão já
ostentava 4s de vantagem. Além disso, o tetracampeão andava cerca de 1s
mais veloz que os carros da Mercedes, que vinha em quinto e sexto, com
Hamilton à frente de Rosberg. Falando em Nico, o alemão sofria com os
ataques de Bottas.
Enquanto Vettel já tinha 5s2 de vantagem para Ricciardo, Räikkönen
andava forte atrás, na tentativa de alcançar o australiano da Red Bull.
Kvyat, por sua vez, vinha três segundos atrás do finlandês e 2s1 à
frente de Hamilton, que tinha 3s de distância para Rosberg, que seguia
tentando escapar de Bottas. Massa, Hülkenberg e Pérez fechavam o top-10.
Nasr já era o 13º.
Momento do acidente (Foto: AP)
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Enquanto isso, a diferença entre o líder Vettel e Ricciardo caiu de
5s1 para 4s6 e, em seguida, para 3s6. Tudo em menos de quatro voltas.
Mais atrás, Kvyat foi aos boxes na passagem de número 13. O russo foi
seguido por Felipe Massa, que mudou para os pneus supermacios.
Na saída dos pits, Felipe acabou se envolvendo em um toque com Hülkenberg que vinha contornando a curva 1. E quem levou a pior foi o alemão da Force India, que foi parar no muro, abandonando a prova em seguida. Por conta do incidente, a direção de prova decidiu pelo safety-car virtual.
E não demorou também para anunciar que o toque foi parar na sala dos comissários, que culparam o alemão pelo incidente. Hülkenberg acabou punido e vai perder três posições no grid para o GP do Japão.
Na volta 15, o safety-car real precisou ser acionado por conta dos
detritos deixados pelos carros de Massa e Hülkenberg. Assim, a prova
ganhou um ritmo ainda mais lento. E a ordem era: Vettel, Ricciardo,
Räikkönen, Hamilton, Rosberg, Kvyat, Bottas, Pérez, Nasr, Grosjean,
Alonso, Sainz, Maldonado, Massa, Ericsson, Button, Rossi, Stevens e
Verstappen.
A corrida voltou à vida na abertura da 19ª passagem. O safety-car recolheu, e Vettel tratou logo de retomar o ritmo dominante da primeira parte da prova. Ricciardo, porém, também passou a andar mais rápido, mantendo a distância para o líder em 0s9. Räikkönen, por sua vez, acompanhava os dois ponteiros de muito perto. Hamilton, já em quarto após os pit-stops, vinha 2s1 atrás do finlandês da Ferrari. Rosberg, Kvyat, Bottas, Pérez, Nasr e Grosjean completavam os dez primeiros.
Na saída dos pits, Felipe acabou se envolvendo em um toque com Hülkenberg que vinha contornando a curva 1. E quem levou a pior foi o alemão da Force India, que foi parar no muro, abandonando a prova em seguida. Por conta do incidente, a direção de prova decidiu pelo safety-car virtual.
E não demorou também para anunciar que o toque foi parar na sala dos comissários, que culparam o alemão pelo incidente. Hülkenberg acabou punido e vai perder três posições no grid para o GP do Japão.
Com todos andando em velocidades mais baixas, os ponteiros
aproveitaram para ir aos boxes. Vettel entrou primeiro e optou pelos
supermacios novamente. Ricciardo e Räikkönen seguiram o tetracampeão,
enquanto a Mercedes decidiu colocar pneus macios nos carros de Hamilton e
Rosberg, revelando uma tática diferente para o restante da prova.
Massa, por sua vez, ainda teve de fazer um novo pit-stop neste meio
tempo, devido à batida – a Williams confirmara mais tarde que foi por
conta de um furo no pneu dianteiro direito. Mas a equipe inglesa também
mudou a tática e decidiu devolver o brasileiro à pista com os pneus
macios.
A corrida voltou à vida na abertura da 19ª passagem. O safety-car recolheu, e Vettel tratou logo de retomar o ritmo dominante da primeira parte da prova. Ricciardo, porém, também passou a andar mais rápido, mantendo a distância para o líder em 0s9. Räikkönen, por sua vez, acompanhava os dois ponteiros de muito perto. Hamilton, já em quarto após os pit-stops, vinha 2s1 atrás do finlandês da Ferrari. Rosberg, Kvyat, Bottas, Pérez, Nasr e Grosjean completavam os dez primeiros.
Sebastian Vettel foi tentando abrir vantagem em Marina Bay (Foto: AP)
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Quando os pilotos entraram no giro 27, Hamilton começou a perder
rendimento e posições na mesma proporção. Rosberg, Kvyat, Pérez, Nasr e
Alonso foram passando pelo inglês, que caiu para décimo. E a Mercedes,
no rádio, vinha tentando entender o problema com o carro do líder do
campeonato. Aparentemente, um problema eletrônico provocou a perda de
desempenho de Lewis.
Lá na frente, Vettel começava a reagir aos ataques de Ricciardo.
Registrando a melhor volta da corrida em 1min50s799, o alemão da Ferrari
abriu 4s para o australiano na volta 30. Räikkönen vinha em 6s3 atrás.
Ao mesmo tempo, Ericsson e Sainz foram aos boxes. Quem também foi aos
pits foi Massa. O brasileiro fez um drive-through, mas não tinha
qualquer punição a cumprir. Na volta seguinte, Felipe recolheu o carro e
abandonou.
Hamilton, em outro ponto da pista, continuava lento e perdendo
posições - era o 16º na 34ª volta. O inglês se queixava da falta de
rendimento, dos freios frios e foi aos pits, deixando a disputa
definitivamente. Outro que também desistiu da corrida foi Alonso. O
espanhol chegou a andar no top-10, mas uma falha na McLaren o fez
abandonar também no fim da volta 34.
No giro 35, Kvyat foi fazer sua segunda troca de pneus. Nasr e Pérez
seguiram o russo nos boxes. Duas passagens mais tarde, o safety-car foi
acionado. Motivo? Uma pessoa resolveu caminhar pela pista. O homem
andou por alguns metros na reta depois do hairpin da ponte e acabou
deixando o traçado logo em seguida. Neste período, muita gente
aproveitou a entrada do carro de segurança para fazer os pit-stops,
inclusive os ponteiros.
Pessoa invade pista durante a prova (Foto: Reprodução/Twitter)
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O tetracampeão da Ferrari voltou à pista com os pneus macios, assim como
Ricciardo e Räikkönen. Também com os amarelos, Rosberg se colocou em
quarto, com Bottas em quinto. Kvyat, Pérez, Grosjean, Maldonado e Button
fechavam os dez primeiros. Nasr vinha em 11º, seguido por Verstappen,
Sainz, Ericsson, Rossi e Stevens.
Durante o período do safety-car, a direção de prova tentou reposicionar os carros da Manor Marussia no pelotão, sobretudo de Rossi, que vinha entre os ponteiros. Mas a demora neste procedimento acabou por atrasando a saída do carro de segurança. Ainda assim, a direção decidiu autorizar a relargada na volta 40.
Enquanto os ponteiros mantiveram as posições, mais atrás Button
acabou batendo na traseira da Lotus de Maldonado, na tentativa de
ultrapassagem. Pior para o inglês, que precisou fazer um pit extra para
trocar a asa dianteira. Nasr também caiu para 12º, enquanto Verstappen,
em nono, já virava a volta mais rápida da prova. O impetuoso holandês
ainda terminaria em oitavo, negando, no fim, um pedido da Toro Rosso
para ceder a posição a Carlos Sainz, o nono.
Nas voltas finais, Ricciardo ainda tentou imprimir alguma pressão para cima de Vettel, mas o alemão não cedeu e passou a responder as investidas. Räikkönen se manteve apenas acompanhando a disputa dos dois primeiros. E assim foi até o fim. Nasr ainda conseguiu um forte décimo posto, depois de um erro Romain Grosjean na penúltima volta.
Apesar dos infortúnios, Hamilton permanece na liderança do Mundial, com 252 pontos, 41 a mais que Rosberg. Vettel, com a vitória, agora soma 203, na terceira colocação. Massa caiu duas posições, depois do abandono, e vem apenas em sexto. Nasr é 13º.
F1, GP de Cingapura, Marina Bay, Final:
Durante o período do safety-car, a direção de prova tentou reposicionar os carros da Manor Marussia no pelotão, sobretudo de Rossi, que vinha entre os ponteiros. Mas a demora neste procedimento acabou por atrasando a saída do carro de segurança. Ainda assim, a direção decidiu autorizar a relargada na volta 40.
Nas voltas finais, Ricciardo ainda tentou imprimir alguma pressão para cima de Vettel, mas o alemão não cedeu e passou a responder as investidas. Räikkönen se manteve apenas acompanhando a disputa dos dois primeiros. E assim foi até o fim. Nasr ainda conseguiu um forte décimo posto, depois de um erro Romain Grosjean na penúltima volta.
Apesar dos infortúnios, Hamilton permanece na liderança do Mundial, com 252 pontos, 41 a mais que Rosberg. Vettel, com a vitória, agora soma 203, na terceira colocação. Massa caiu duas posições, depois do abandono, e vem apenas em sexto. Nasr é 13º.
F1, GP de Cingapura, Marina Bay, Final:
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