segunda-feira, 4 de maio de 2015

Irã planeja construir autódromo na maior ilha do Golfo Pérsico para pleitear realização de corrida da F1*

*Por: Grande Prêmio

O Irã volta a mostrar interesse em receber a F1. Ainda em 2011, o país manifestou o desejo de construir um circuito capaz de receber a categoria em Parand, 35 km ao sul da capital Teerã. Quatro anos depois, a sede do antigo Império Persa almeja novamente tentar um lugar no cada vez mais concorrido calendário do Mundial e planeja construir um circuito padrão FIA para receber o campeonato na ilha de Qeshm, a maior de todo o Golfo Pérsico.

A ilha de Qeshm está localizada no Estreito de Ormuz, na costa sul do Irã, e fica distante cerca de 1.500 km de Teerã. Entre os anos 1507 e 1622, a ilha chegou a ser ocupado por Portugal, que construiu fortalezas militares aproveitando a privilegiada localização geográfica e pelo potencial colonial. Hoje a ilha de Qeshm é uma zona franca livre de incidência de impostos, com população de aproximadamente 100 mil habitantes.

Além do Bahrein e Abu Dhabi, o Irã almeja colocar a F1 novamente na rota do Golfo Pérsico (Foto: AP)

No último domingo (3), Masoud Soltanifar, vice-presidente e chefe de Patrimônio Cultural, Artesanato e Turismo do Irã, disse à Agência de Notícias da República Islâmica (IRNA) que o país planeja construir um circuito capaz de receber a F1 em Qeshm após visitar o local. A ideia seria a de promover o turismo na região e apresentar uma nova faceta do Irã para o mundo.

“O Irã tem muitos jovens talentos com tendência crescente para a pilotagem A F1 tem um grande futuro no Irã”, declarou o político iraniano.

No entanto, Bernie Ecclestone se mostrou reticente quanto à realização de outra corrida no Oriente Médio, ao menos por enquanto. Recentemente, durante o fim de semana do GP do Bahrein, o dirigente máximo da F1 deu a entender que não acredita em uma terceira corrida na região, que já recebe a categoria em Sakhir e Abu Dhabi, devido a um acordo implícito com o governo do Bahrein.

Mesmo o Catar, que recebe a MotoGP no circuito de Losail e também almeja receber uma etapa do Mundial de F1, está distante de abrigar a categoria por contar justamente com a oposição do Bahrein. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário