O GP do Bahrein de 2015 não chegou a repetir a linda edição do ano
passado, mas ainda assim foi uma corrida interessante. Lewis Hamilton
não enfrentou oposição direta na luta pela vitória e triunfou na corrida
deste domingo (19) no circuito de Sakhir. O britânico, no entanto,
precisou se impor para evitar a aproximação de Nico Rosberg e das
Ferrari de Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen e vencer pela terceira vez
em quatro corridas na temporada. Sobre Rosberg, o alemão finalmente
acordou depois de um início de campeonato bastante passivo. Embora não
tenha ameaçado o domínio do seu companheiro de Mercedes e rival, o
alemão mostrou atitude e guiou de maneira aguerrida, sobretudo nos três
duelos que teve com Vettel ao longo da prova. Nico só não resistiu à
pressão de Räikkönen, que o ultrapassou na penúltima volta para subir ao
pódio pela primeira vez desde o GP da Coreia do Sul de 2013.
Habitué do pódio nas três primeiras corridas do ano, Vettel não
conseguiu repetir o top-3 em Sakhir e terminou em quinto. No seu segundo
stint, o piloto começou a reclamar de problemas em seu carro e teve de
entrar nos boxes uma vez mais em relação aos ponteiros. A Ferrari teve
de trocar a asa dianteira da SF15-T #5. Sebastian acabou perdendo a
quarta posição para a Williams de Valtteri Bottas, que conquistou sua
melhor posição temporada. Daniel Ricciardo conquistou um bom sexto lugar
e finalizou a prova no Bahrein à frente de Roman Grosjean, mas passou
pela linha de chegada com seu motor quebrado, mais uma vez. Sergio Pérez
voltou a ter um desempenho convincente no país insular e colocou a
Force India em oitavo. Daniil Kvyat finalizou em nono, enquanto Felipe
Massa enfrentou muitas dificuldades no fim da corrida, mas ainda assim
fechou o top-10 e foi o último a pontuar no domingo.
Fernando Alonso ficou perto dos pontos e terminou a corrida em 11º. O
bicampeão marcou seu melhor resultado na temporada, o que serve como
alento para a McLaren depois de uma desastrosa jornada com Jenson
Button, que sequer teve condições de largar devido aos inúmeros
problemas do MP4-30. Alonso terminou a corrida imediatamente à frente de
Felipe Nasr, 12º.
Hamilton lidera as Ferrari e Nico Rosberg. Terceira vitória em quatro corridas para o britânico em 2015 (Foto: AP)
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Confira como foi o GP do Bahrein de F1 deste domingo:
Antes mesmo da largada, o GP do Bahrein começou complicado. Piloto mais
azarado de todo o fim de semana, Jenson Button não conseguiu largar, já
que a McLaren, embora tenha trabalhado duro durante toda a tarde, não
conseguiu resolver os problemas do seu MP4-30 que foram evidenciados na
sexta-feira e no sábado. Assim, 19 carros largaram, mas quase foram 18,
já que a Williams de Felipe Massa ficou parada no grid devido a
problemas elétricos. A equipe trabalhou para religar o FW37 do
brasileiro, que conseguiu sair para a corrida, mas em último lugar.
Carlos Sainz Jr. foi punido pela direção de prova por ter saído para
alinhar no grid fora do tempo regulamentar e teve 5s acrescidos no seu
tempo total de prova.
À largada, pois. Hamilton conseguiu manter a ponta, embora tenha sido
bastante pressionado por Vettel. Rosberg não largou mal, mas Räikkönen
fez uma grande largada e conseguiu ultrapassar o piloto da Mercedes na
entrada da curva 1 para assumir o terceiro lugar. Bottas manteve o
quinto posto em Sakhir, enquanto Nasr passou a primeira volta em 12º. No
fim do grid, Massa não enfrentou problemas para superar rapiadmente os
dois carros da Manor Marussia, de Will Stevens e Roberto Merhi, e
iniciar sua escalada no Bahrein.
A largada do GP do Bahrein (Foto: AP)
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Na quarta volta, Rosberg aproveitou o melhor ritmo da sua Mercedes,
ainda equipada com pneus macios, e ultrapassou Räikkönen para retomar a
terceira posição. Hamilton mantinha a dianteira, mas Vettel não permitia
que o britânico abrisse grande vantagem. O tetracampeão parecia ter sob
controle Rosberg, que vinha logo atrás. A expectativa era saber se a
Mercedes conseguiria esticar seu stint com pneus macios para evitar um
possível 'pulo do gato' da Ferrari na estratégia no fim da prova.
Correndo no limite, Vettel estava 4s1 atrás de Hamilton depois de
cometer um erro na curva 1, o que permitiu a aproximação de Rosberg na
volta 8. Um giro depois, o piloto da Mercedes tirou proveito da unidade
de força da Mercedes e usou o DRS para fazer a ultrapassagem sobre o
compatriota para assegurar o segundo lugar. A realidade da F1 voltava a
ser restabelecida com Mercedes ocupando as duas primeiras colocações, os
dois carros da Ferrari logo atrás e a Williams de Bottas, em quinto.
No pelotão intermediário, Massa dava sequência à sua recuperação. Com um
bom ritmo de corrida, o brasileiro já havia ultrapassado também Daniil
Kvyat, Pastor Maldonado e Fernando Alonso para subir à 13ª posição,
ficando logo atrás de Felipe Nasr, que estava fazendo voltas mais lentas
em relação ao piloto da Williams. Parecia questão de tempo para Massa
conseguir voltar ao top-10.
Enquanto Räikkönen mostrava ser mais rápido que Vettel, aparentemente já
sofrendo com o desgaste dos pneus, e se aproximava do seu companheiro
de equipe, a movimentação nos boxes para os primeiros pit-stops da
corrida ganhava corpo. Nico Hülkenberg, Massa e Nasr foram os primeiros a
efetuarem a troca de pneus, partindo para um segundo stint com os
compostos macios e deixando os médios para o fim da corrida. Na saída
dos pits, Nasr disputou posição lado a lado com Massa, com o brasileiro
da Williams levando a melhor.
Aí a corrida entrou em dos seus momentos-chave: dos quatro primeiros
colocados, Vettel foi o primeiro a fazer sua parada, na abertura da 14ª
volta. No giro seguinte, foi a vez da Mercedes chamar Rosberg para
realizar sua troca de pneus. O trabalho da Ferrari foi melhor em
comparação à equipe prateada: 24s5 contra 25s3 no tempo total contando
entrada e saída dos pits. Assim, Sebastian passou à frente de Rosberg e
ganhou uma posição. Na sequência, foi a vez de Lewis ir para os boxes:
todos trocaram pneus, mas mantiveram o uso dos compostos macios. Com
tática teoricamente diferente, Kimi seguia na pista e vinha com tática
diferente.
Rosberg vai para cima de Vettel e passa pela segunda vez o alemão durante a corrida (Foto: Reprodução TV)
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Mas bastou uma volta para Nico reagir e, após grande manobra no fim da
reta dos boxes, passou Vettel novamente e voltou a estar apenas atrás de
Hamilton. Com apetite, Rosberg parecia querer virar o jogo depois de
três corridas abaixo da média para quem conta com o melhor carro da F1.
Räikkönen foi aos boxes apenas na volta 18 para fazer seu primeiro
pit-stop. A Ferrari novamente fez um grande trabalho. Porém, diferente
do que fizera com Vettel, o time italiano equipou o carro de Kimi com
pneus médios. O tempo total de parada foi de 24s773, novamente mais
rápido em relação à Mercedes. Hamilton voltava à liderança, com Rosberg
em segundo, menos de 2s atrás do britânico, Vettel em terceiro e
Räikkönen em quarto. Massa era o décimo colocado, porém muito
pressionado por Nasr, que vinha com bom ritmo de corrida em Sakhir.
Era interessante observar que a vantagem de Hamilton, líder, para Kimi,
quarto com pneus médios, era de apenas 8s. O ritmo da Ferrari do
finlandês era muito bom. Como também era o da Sauber de Nasr. Na volta
24, o estreante conseguiu aproveitar o melhor ritmo e finalmente fez a
ultrapassagem sobre Massa, que vinha sofrendo com o desgaste dos pneus
macios. Na sequência, os dois brasileiros e Pastor Maldonado foram aos
boxes. O venezuelano se deu melhor e ganhou as posições de Nasr e Massa
na saída dos boxes.
Mas a corrida era longa, restavam ainda 30 voltas para o fim. Kimi era o
grande destaque da corrida e aproveitava o melhor desempenho dos pneus
médios para ser o mais rápido da pista no momento. A cada volta, o
finlandês reduzia a diferença para Vettel, Rosberg e Hamilton. Na zona
intermediária, Alonso lutava com Massa e Nasr pela 12ª colocação, com o
brasileiro da Williams em vantagem por ter um melhor ritmo com os médios
e também por contar com a força do motor Mercedes. Assim, seu
ex-companheiro de equipe na Ferrari não ofereceu resistência, e Massa
fez a ultrapassagem na volta 31, no fim da reta dos boxes. Com os
macios, Nasr também passou o bicampeão do mundo e subia para 13º.
Longe de brilhar no fim de semana, exceção feita ao Q3 de Sainz Jr. na
classificação de sábado, a Toro Rosso deixou a corrida após o novato
espanhol enfrentar problemas em seu carro. Poucas voltas depois, Max
Verstappen recolheu de volta aos boxes e finalizou a jornada da equipe
de Faenza no Bahrein.
Aí Vettel voltou aos boxes, agora para trocar os desgastados pneus
macios pelos médios para cumprir seu stint final em Sakhir. O
tetracampeão foi o primeiro dentre os líderes a realizar o segundo
pit-stop no GP do Bahrein. Em seguida, foi a vez de Hamilton fazer sua
parada e, depois, Rosberg. Novamente, como foi depois do primeiro
pit-stop, Nico voltou à pista atrás de Vettel, e o dono da Mercedes #6
teria de lutar novamente para retomar a segunda posição.
Pressionado,
Sebastian cometeu um erro e escapou na última curva do circuito de
Sakhir e acabou por novamente, no fim da reta dos boxes, ser
ultrapassado por Rosberg. O piloto da Ferrari se queixou de falta de
equilíbrio do seu carro e optou por ir aos boxes para trocar a asa
dianteira e ainda colocar novos pneus médios. Assim, Vettel praticamente
ficou de fora da luta pelo pódio.
Lá na frente, Räikkönen ainda liderava a corrida porque não havia feito
seu segundo pit-stop. Mas o nórdico começava a perder tempo em relação
às Mercedes por estar com os pneus médios já bem desgastados. Kimi
acabou perdendo a liderança da corrida para Hamilton, que seguiria até o
fim sem mais pit-stops a cumprir. Aí a Ferrari chamou seu piloto para,
finalmente, colocar um jogo de pneus macios quando restavam 16 voltas
para o fim da prova.
Com diiculdades para lidar com o alto consumo dos pneus traseiros,
Hamilton chegou a perder um pouco da vantagem em relação a Rosberg. Mas,
ainda assim, a liderança do bicampeão mundial era confortável, e o
alemão tinha de se preocupar mesmo com a aproximação de Räikkönen, muito
mais rápido por contar com os pneus macios. Nico resistiu de todas às
formas, mas enfrentou problemas nos freios e sucumbiu ao ataque final de
Kimi na penúltima volta.
Hamilton venceu no Bahrein, como em 2014, com Räikkönen em segundo e
Rosberg em terceiro. Bottas conseguiu suportar a pressão de Vettel e
garantiu o quarto lugar, seguido pelo alemão. Daniel Ricciardo teve
novamente problemas em seu motor Renault, que quebrou bem no momento em
que terminava a prova, mas ainda assim garantiu uma boa sexta colocação,
à frente de Romain Grosjean e Sergio Pérez. Daniil Kvyat chegou em
nono, enquanto Massa, com forte perda de desempenho no fim da corrida,
cruzou a linha de chegada em décimo lugar.
F1, GP do Bahrein, Sakhir, final:
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