domingo, 19 de abril de 2015

Em corrida sem adversários, Hamilton vence no Bahrein; Massa é 10º




Vencedor do GP do Bahrein no ano passado, Lewis Hamilton conseguiu sua terceira vitória do ano neste domingo no deserto de Sakhir. O piloto da Mercedes não teve concorrentes durante o GP de 57 voltas. Seu maior cuidado teve de ser após o primeiro pit stop, com o companheiro Rosberg e Sebastian Vettel. Entretanto, com um segundo stint forte, conseguiu boa vantagem para o resto.

Nico Rosberg teve de ultrapassar Sebastian Vettel três vezes para ficar com o segundo lugar. No entanto, Räikkönen, com uma estratégia diferente, utilizou de um segundo stint mais longo com pneus médios para passar a duas voltas do fim o alemão da Mercedes, voltando ao pódio após um ano e meio.

Vettel não teve tanta sorte e acabou danificando sua asa dianteira, o que o levou a fazer uma visita extra aos boxes e acabou o GP fora do pódio, em quinto, sem conseguir passar Valtteri Bottas.

Felipe Massa acabou tendo problemas ao sair para a volta de apresentação. O piloto deixou seu motor apagar e teve de largar dos boxes. Ele se recuperou bem apesar de um problema no assoalho, e acabou ficando na décima posição após ser ultrapassado por Pérez com a Force India e Kvyat com a Red Bull no fim da prova.

Nasr, que teve de fazer uma parada extra estratégica nos pits, foi apenas o 12º.

Ainda antes da partida, a prova já sofreu com uma baixa. Enquanto ligava o carro de Button, a McLaren descobriu um problema que poderia originar falhas elétricas no início da corrida. Por precaução a equipe resolveu deixar Jenson nos pits.

No início da volta de apresentação, Felipe Massa ficou parado no grid e perdeu sua sexta posição, precisando sair dos pits.

Na partida, Hamilton manteve a primeira posição enquanto Vettel teve de se defender de Rosberg. Levando uma travada do tetracampeão na primeira curva, Nico acabou sendo presa fácil para Kimi Räikkönen, que foi para terceiro. Na primeira volta Hamilton era o primeiro, com Vettel, Räikkönen, Rosberg, Bottas, Ricciardo, Grosjean, Hülkenberg, Ericsson e Sainz em décimo. Nasr era o 12º e Massa o 17º.

Com DRS, na volta 4, Nico Rosberg conseguiu a ultrapassagem sobre Kimi Räikkönen, reassumindo a terceira posição. Massa assumiu a 14ª posição na volta 5 e iniciou sua pressão sob Fernando Alonso. Ele passou o ex-companheiro uma volta depois, indo para 13º.

Se aproveitando de um erro na primeira curva na volta 8, Nico Rosberg conseguiu alcançar Vettel. O alemão da Mercedes esperou até a volta seguinte no mesmo ponto e, com DRS, assumiu o segundo posto.

Na volta 11, Hülkenberg, Massa e Nasr foram para os pits. O brasileiro da Williams conseguiu superar seu xará da Sauber, e voltou em 14º na pista.

Na volta 13, Hamilton liderava com Rosberg, Vettel, Räikkönen, Bottas, Ricciardo, Grosjean, Pérez, Kvyat e Alonso. Nesta volta, Grosjean e Ericsson fizeram suas paradas.

Vettel foi o primeiro dos ponteiros a parar, na volta 14. Rosberg parou na volta seguinte e acabou perdendo a posição para Vettel. No entanto, Nico recuperou a posição uma volta depois, com boa ultrapassagem na reta dos boxes, enquanto Hamilton voltava dos pits. Kimi parou duas voltas depois e foi o único dos primeiros a voltas de médios.

O Top 10 tinha na volta 21 Hamilton, Rosberg, Vettel, Räikkönen, Bottas, Ricciardo, Grosjean, Ericsson, Hülkenberg e Massa, que já estava na zona de pontuação. Nasr era o 11º. O brasileiro da Sauber conseguiu passar a Williams, e ambos entraram no box com Maldonado. Porém, o venezuelano superou os brasileiros dentro dos pits e Nasr voltou atrás de Massa na volta 25.

Vettel foi o primeiro a parar pela segunda vez na volta 33, indo para a pista de pneus médios. Hamilton parou na volta seguinte, voltando à frente do alemão. Pior para Nico, que voltou a perder a posição para Vettel na saída dos pits. Nico passou Sebastian uma volta depois, quando o piloto da Ferrari errou na saída da última curva. Com danos em sua asa dianteira, Vettel teve de parar na volta seguinte novamente com problemas de estabilidade.

Räikkönen parou na volta 41 depois de perder sua liderança para Hamilton na pista. O Top 10 tinha Hamilton, Rosberg, Räikkönen, Bottas, Vettel, Ricciardo, Maldonado, Grosjean, Massa e Pérez. O venezuelano abandonou a briga pelos pontos quando parou uma volta depois e acabou tendo problemas de motor.

Nas últimas voltas, Räikkönen usou bem seus pneus mais macios para tentar se aproximar de Rosberg, mas não conseguiu alcançar o alemão da Mercedes. Enquanto isso, Vettel atacava Bottas e tinha problemas para passar o piloto da Williams.

A duas voltas do fim Kimi conseguiu passar Nico Rosberg após um erro do alemão e foi para o pódio em segundo.

A próxima etapa acontece na Espanha, no dia 10 de maio.

Confira o resultado da prova:

1. Lewis Hamilton GBR  Mercedes-Mercedes  57 voltas 1hr 35m 05.869s 
2. Kimi Raikkonen FIN  Ferrari-Ferrari  +3.3s 
3. Nico Rosberg ALE  Mercedes-Mercedes  +6.0s 
4. Valtteri Bottas FIN  Williams-Mercedes  +42.9s 
5. Sebastian Vettel ALE  Ferrari-Ferrari  +43.9s 
6. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault  +61.7s 
7. Romain Grosjean FRA Lotus-Mercedes  +84.7s 
8. Sergio Perez MEX  Force India-Mercedes  +1 volta 
9. Daniil Kvyat RUS  Red Bull-Renault  +1 volta 
10. Felipe Massa BRA  Williams-Mercedes  +1 volta 
11. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda  +1 volta 
12. Felipe Nasr BRA  Sauber-Ferrari  +1 volta 
13. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes  +1 volta 
14. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari  +1 volta 
15. Pastor Maldonado VEN  Lotus-Mercedes  +1 volta 
16. Will Stevens GBR  Manor-Ferrari  +2 voltas 
17. Roberto Merhi ESP  Manor-Ferrari  +3 voltas 
 
Abandonaram
 
Max Verstappen HOL  Toro Rosso-Renault
Carlos Sainz Jr ESP  Toro Rosso-Renault
Jenson Button GBR  McLaren-Honda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário