sexta-feira, 13 de março de 2015

No more talk, let’s make it happen

Por Edu Carvalho



Inscrições, oficialmente, encerradas.

O Bolão 2015 tem 76 pilotos e 22 equipes no grid. Números bem inferiores aos de 2014: 126 inscritos e 27 equipes. Como esses dados devem ser vistos? Com muito otimismo!

A disputa mais afunilada sempre é melhor. Haja vista que, depois de decorridas as três primeiras corridas da temporada 2014, o número de apostas caiu vertiginosamente. Ora, alguns devem estar se perguntando “mas isso também não deverá acontecer em 2015?” Respondo com um “É possível, mas pouco provável”. Justifico: a grande maioria que está participando é veterana e se manteve na disputa do ano passado por toda a temporada.

Além disso, a vasta gama de propostas alternativas do Blog manterá o foco do pessoal na disputa. Todas as novidades apresentadas tiveram um impacto muito positivo sobre o público em geral. A sessão Colunas, por exemplo, já pode ser tido como um empreendimento incrivelmente bem sucedido. Textos muito bem escritos, fluentes, puderam já ser consumidos, e a descoberta de pessoas talentosas não para. E, percebam, a temporada começou oficialmente na última madrugada. Sei que já disse isso em outra matéria, mas tenho que repetir: 2015 tem tudo para ser um grande ano (na F1, galera, porque no Brasil com o PT no poder estamos fadados à mediocridade do “de mal a pior”, mas esqueçam isso, o foco aqui é o Bolão).

Acho que me distanciei um pouco do meu objetivo, que é fazer uma simples apresentação das equipes inseridas no grid de 2015 e apontar as 6 maiores apostas minhas para o título e, evidentemente, o porquê disso.

Vamos à apresentação das 22 equipes. São elas:

217 Gutos Zica Team (01 - Maradona / 10 - Kelen Luzia)

This is Ridiculous F1 Team [15 - Sonny "Santino" Corleone (Gabriel T)  / 17 - Raí)]

Squadra Rossa F-1 (18 - Dan Chandller / 19 - Rodrigo Carvalho)

Al Barrica Racing (05 - Débora Longen / 08 - Leandro Santos)

Gutolandia Racing F1 [11 - Paulo Andre (Quico) / 16 - Junior Gomes]

Brazilian Racing (02 - Roberto Sabbag / 14 - Ciro dos Santos)

Masseio Liga Racing (09 - Edu Carvalho / 21 - Thales Ex-Ray)

EngFAACZ F1 Team (31 - Alex Pedroni / 33 - M.Vitor Avancini)

Jones F1 Team (38 - thiago jones / 24 - Gustavo Luzório)

Veine F-1 Team (44 - Vitor Veine / 43 - Bruno Veine)

Bernie Ecclestone F1 (45 - William Balbino / 48 - Filipe Moura)

Ice Man F1 Team (40 - Francisco Wherther / 49 - Bruno Schossland)

FM Racing Team (53 - Fabricio Dutra / 42 - Milton Junior)

Scuderia Arcuri Reis F1 Team (56 - Bruno Arcuri / 58 - César Reis)

No Name F1 Team (23 - Orange Comet / 46 - Gustavo Muller)

Dream F1 Team (51 - Carlos Araújo / 65 - Igor Noronha)

Herbie's Racing (32 - André Castilho / 69 - Eduardo Rocha)

Nascar F1 Racing Team (52 - Fausto Teixeira / 63 - Fabiano Vasconcelos Borges)

Multi 21 (03 - Alvaro Wanderley / 04 - Camila Kaihatsu)

Vareio Racing (70 - Gu70 Reis / 76 - Rodrigo Pioio)

Leave Me Alone Racing Team (12 - Renata Vasconcellos / 13 - JeanRii)

Bottada Racing (25 - Marco Aurélio Moreira / 30 - Arthur Médici)

Revisão minha, como participante do Bolão e redator do Bolão News, sobre as 6 equipes mais promissoras para o Bolão desse ano:

1º: Vareio Racing
2º: This is Ridiculous F1 Team
3º: Dream F1 Team
4º: 217 Gutos Zica Team
5º: Brazilian Racing
6º: Squadra Rossa F1

Explico o porquê dessa formação:

Guto Reis é um dos mais experientes e talentosos pilotos do grid. Bicampeão, ele é e sempre será uma ameaça aos concorrentes. Claro, 2014 não foi seu melhor ano, na última etapa da temporada, por exemplo, já estava fora da disputa pelo caneco individual.  É justo lembrar que ele deu adeus ao almejado tricampeonato com um problema que o acometeu no GP dos EUA no qual realizou a aposta, contudo, sob circunstâncias misteriosas, a mesma não entrou no sistema do Blog e por isso não foi considerada. Seu companheiro de equipe, Rodrigo Pioio, em função dessa obra do acaso, saiu como vencedor no confronto direto dentro da equipe por uma ínfima diferença de 15 pontos. Os dois formam uma das equipes mais antigas do grid e a sintonia fortalecida pelo tempo sempre faz a diferença na hora da disputa. A aposta não computada dos EUA poderia ter dado o caneco de construtores à Vareio Racing, já que a própria terminou em 2º lugar na tabela, somente a 25 pontos da equipe campeã (em termos de pontuação do Bolão, é uma diferença irrisória). Por tudo o que foi dito, acho justo, coerente e imparcial julgá-la como a 1ª força do grid de 2015.

Raí e Gabriel T (Santino) formaram a equipe This is Ridiculous, que não teve um bom início de ano, cambaleou um pouco, mas acertou a mão no final da primeira metade do campeonato e manteve-se durante toda a segunda metade do ano na disputa direta pelo título. No já mencionado GP dos EUA, o time assumiu a liderança e não saiu mais de lá. Para 2015, podemos esperar uma equipe mais experiente e forte.

Depois de uma longa e demorada negociação, o contrato enfim foi assinado: Carlos Araujo (vice-campeão de 2014) e Igor Noronha (TOP 5 de 2014) fecharam acordo por um ano e deram origem à Dream F1 Team. A confirmação gerou alvoroço no mundo do Bolão e, certamente, levou preocupação aos adversários.  Se somados, quantitativamente, os desempenhos de ambos na disputa do ano passado, o resultado seria de arrasadores 1040 pontos. Leia-se: teriam vencido o campeonato de construtores com folga. Fica a expectativa para 2015.

Kelen Luzia e o enigmático Maradona dão vida à equipe que julgo ser a 4ª grande força desse campeonato de construtores. A 217 Gutos Zica Team apresenta uma dupla bastante promissora. 2014 foi um ano atípico para Kelen, a vice-campeã de 2013, e isso fez com que a equipe caísse em descrença nas casas de aposta, mas ela já garantiu que em 2015 estará de volta em sua melhor forma. Maradona, que dispensa comentários, seguirá em ritmo alucinante rumo ao tricampeonato. Se alguém poderá detê-lo, só o futuro poderá responder.

Dois veteranos compõem a Brazilian Racing: Roberto Sabbag e Ciro dos Santos. Depois de romperem com suas respectivas equipes de 2014 (Sabbag Brizzante Racing e Scuderia Lanborghini), decidiram formar uma união pautada pela experiência. Muitas polêmicas rondaram as rescisões de contrato de ambos os pilotos. Ciro afirmou que o abandono da equipe por parte de Alfredo foi decisivo para a busca por novos ares. Roberto garantiu não ter havido qualquer problema com seu parceiro antigo, Daniel Brizzante. Fato é que os dois são pilotos com bagagem e muito a apresentar. Vê-se uma formação que pode ter bastante sucesso.

A Squadra Rossa F1 foi uma das equipes mais competitivas de 2014. Sob a liderança do ferrarista fanático Dan Chandler, a equipe esteve durante boa parte da temporada no encalço das líderes. Uma curiosidade é que ela jamais esteve no topo da tabela, mas permaneceu em um relacionamento sério com o ‘quase lá’ por um bom tempo. A equipe derrapou na fase final do campeonato e teve que se contentar com o 6º lugar definido após a decisão em Abu Dhabi. A scuderia sofreu uma alteração que a fez perder algumas posições na minha lista: a saída do André 14 definitivamente foi um retrocesso. Nós, da imprensa, não sabemos ainda o motivo da saída do piloto, mas é incontestável: o cara foi TOP 7 e trouxe a maior parte dos pontos à equipe.  Mesmo assim, acredito no potencial desse time.

Será que minhas apostas se concretizarão? Será que errarei categoricamente? Surpresas poderão surgir?

São as perguntas que movem o mundo. Não as respostas. Boa temporada a todos! Até a próxima, galera!



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