segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Uma corrida maluca com um resultado maluco



Por: Junior Gomes 



Nurburgring, Alemanha, 15ª etapa do Mundial de 1999; Era o campeonato mais equilibrado de todos os tempos. Faltando três corridas pro final, quatro pilotos chegavam a Nurburgring com chances reais de título: Mika Hakkinen (60), Eddie Irvine (60), Heinz Harald Frentzen (50) e David Couthard (48), tendo ainda 30 pontos em disputa na temporada

Na largada, já deu pra perceber como seria a corrida: largada abortada por problemas nas luzes de comando de largada... BIZARRO!

Na segunda largada, aconteceu um dos acidentes mais feios da F1, envolvendo Pedro Paulo Diniz, que capotou depois de ser atingido por Alexander Wurz, após a 1ª curva.

No reinício da prova, após 5 voltas de safety car, Frentzen liderava até com autoridade, sendo perseguido por Hakkinen, Couthard e Ralf Schumacher. Irvine vinha em 6º lugar.

Na volta 18, chegou o que todos não queriam: CHUVA! Aí virou um pandemônio:

Ralf Schumacher, com pneus secos, dando um show em cima das McLarens.
Ferrari ferrando com a corrida do Irvine no seu pit.
Frentzen parando metros após fazer sua parada e praticamente dando adeus ao campeonato.
Couthard batendo quando vinha na liderança e também dando adeus ao titulo

Tudo isso entre a volta 18 e a 40.

Com todas essas mudanças, Ralf Schumacher liderava a prova, mas teve sua brilhante corrida interrompida por um problema no pneu traseiro.

E foi assim que a liderança caiu no colo do improvável JOHNNY HERBERT, companheiro de Rubens Barrichello na equipe Stewart, que vinha num ano de 99 de bons resultados, mas sempre faltando a vitória tão esperada por Jack Stewart.

Enquanto isso, Hakkinen e Irvine brigavam lá atrás por pontos que seriam importantes na disputa do título de 1999.

Ao final das 65 voltas, Herbert conseguiu enfim realizar o sonho que Jack Stewart alimentava desde 1997: ganhar uma corrida na Fórmula 1 como dono de equipe.

Jarno Trulli e Rubens Barrichello lutaram por mais de 10 voltas pelo segundo posto, com o piloto italiano segurando na raça a posição,

Ralf Schumacher chegou em 4º, Mika Hakkinen em 5º e MARC GENE, com a Minardi, chegando em 6º, à frente de Eddie Irvine.

Hakkinen abriu dois pontos de Irvine no Mundial de Pilotos, sendo, ao fim daquele ano, declarado bicampeão mundial de Fórmula 1, com seis pontos de vantagem sobre o piloto da Ferrari. 




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2 comentários:

  1. Boa, Júnior! Esse corrida realmente foi inesquecível. O campeonato só voltou a ser equilibrado como esse em 2005.

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  2. Errata do burrão aqui : Hakkinen ganhou o titulo por 1 Ponto, não por 6...hahhaha

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