Por:
Junior Gomes
Nurburgring, Alemanha, 15ª etapa do
Mundial de 1999; Era o campeonato mais equilibrado de todos os tempos. Faltando
três corridas pro final, quatro pilotos chegavam a Nurburgring com chances
reais de título: Mika Hakkinen (60), Eddie Irvine (60), Heinz Harald Frentzen
(50) e David Couthard (48), tendo ainda 30 pontos em disputa na temporada
Na largada, já deu pra perceber como
seria a corrida: largada abortada por problemas nas luzes de comando de
largada... BIZARRO!
Na segunda largada, aconteceu um dos
acidentes mais feios da F1, envolvendo Pedro Paulo Diniz, que capotou depois de
ser atingido por Alexander Wurz, após a 1ª curva.
No reinício da prova, após 5 voltas de
safety car, Frentzen liderava até com autoridade, sendo perseguido por Hakkinen,
Couthard e Ralf Schumacher. Irvine vinha em 6º lugar.
Na volta 18, chegou o que todos não
queriam: CHUVA! Aí virou um pandemônio:
Ralf Schumacher, com pneus secos,
dando um show em cima das McLarens.
Ferrari ferrando com a corrida do
Irvine no seu pit.
Frentzen parando metros após fazer sua
parada e praticamente dando adeus ao campeonato.
Couthard batendo quando vinha na
liderança e também dando adeus ao titulo
Tudo isso entre a volta 18 e a 40.
Com todas essas mudanças, Ralf
Schumacher liderava a prova, mas teve sua brilhante corrida interrompida por um
problema no pneu traseiro.
E foi assim que a liderança caiu no
colo do improvável JOHNNY HERBERT, companheiro de Rubens Barrichello na equipe
Stewart, que vinha num ano de 99 de bons resultados, mas sempre faltando a
vitória tão esperada por Jack Stewart.
Enquanto isso, Hakkinen e Irvine
brigavam lá atrás por pontos que seriam importantes na disputa do título de
1999.
Ao final das 65 voltas, Herbert
conseguiu enfim realizar o sonho que Jack Stewart alimentava desde 1997: ganhar
uma corrida na Fórmula 1 como dono de equipe.
Jarno Trulli e Rubens Barrichello lutaram
por mais de 10 voltas pelo segundo posto, com o piloto italiano segurando na
raça a posição,
Ralf Schumacher chegou em 4º, Mika
Hakkinen em 5º e MARC GENE, com a Minardi, chegando em 6º, à frente de Eddie
Irvine.
Hakkinen abriu dois pontos de Irvine
no Mundial de Pilotos, sendo, ao fim daquele ano, declarado bicampeão mundial
de Fórmula 1, com seis pontos de vantagem sobre o piloto da Ferrari.
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Boa, Júnior! Esse corrida realmente foi inesquecível. O campeonato só voltou a ser equilibrado como esse em 2005.
ResponderExcluirErrata do burrão aqui : Hakkinen ganhou o titulo por 1 Ponto, não por 6...hahhaha
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