Pela primeira vez na temporada, a Mercedes colocou pneus macios, e o
resultado foi arrebatador: Nico Rosberg liderou a tarde desta
sexta-feira (27) com um tempo 0s7 melhor que o de Felipe Massa, segundo
piloto mais rápido da pré-temporada. E assim as esperanças de quem ainda
sonhava com a queda da Mercedes começam a acabar.
A marca de 1min24s321 de Rosberg com os pneus médios no domingo já
impressionara, mas o alemão saiu do carro dizendo que era possível
baixar ainda mais. E o mesmo pode ser dito do que ele fez no sexto dia
de treinos coletivos no Circuito da Catalunha.
Depois de ir à pista pela primeira vez com os compostos macios da
Pirelli e cravar 1min22s792, ele retornou ao traçado com outro jogo de
pneus e melhorou a primeira e a terceira parciais. Contudo, cometeu um
erro que custou 0s1 na segunda e, desta forma, virou 'apenas'
1min22s802.
Na tarde de quinta-feira, com a Williams, Massa fez 1min23s500 com o
mesmo tipo de pneu. E aquele foi um tempo que o deixou bem satisfeito e o
fez falar que a equipe precisava provar que está na briga pelas
primeiras colocações. Mas ele também admitiu que estava preparado para
ver este tempo sendo destroçado.
Pois bem. Um dado referente ao GP da Espanha de 2014 é que pode servir
de alento para os que ainda tentam secar os campeões mundiais: foi em
Montmeló que as Flechas Prateadas impuseram um de seus mais
avassaladores domínios, deixando Daniel Ricciardo, o terceiro colocado,
1s atrás no treino classificatório e 49s atrás na corrida. Em outros
circuitos, a competição foi mais apertada.
Valtteri Bottas foi o segundo colocado com 1min23s995, também registrado
em um giro com pneus macios no qual o carro chegou a sair de frente no
contorno da curva 12, já no trecho final do traçado.
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Jenson Button chegou a 100 voltas nesta sexta-feira em Barcelona (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
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Ao segundo assunto mais importante do dia: a McLaren Honda. Melhor dia
de toda a pré-temporada para a escuderia anglo-nipônica, com 100 voltas
completadas aparentemente sem problemas. A programação começou fluindo
lentamente, mas depois embalou. Foram 44 voltas até a hora do almoço e
outras 56 à tarde. Tanta quilometragem que o time se deu ao luxo de
treinar pit-stops nas voltas finais. Foi quando, na 101ª passagem do
dia, o inglês parou na pista entre as curvas 7 e 8.
O melhor tempo de Button foi 1min25s590, o bastante para que ele ficasse com a quinta posição na sexta-feira.
Entre Bottas e Button apareceram Felipe Nasr, com a Sauber, e Sebastian
Vettel, com a Ferrari. Ambos fizeram seus tempos com compostos macios. O
brasileiro virou 1min24s071, 0s2 mais veloz que o companheiro Marcus
Ericsson com pneus supermacios na quinta. Vettel, por sua vez, não levou
a SF15-T ao limite e fez 1min25s339. Pastor Maldonado e Max Verstappen
seguiram.
A outra bandeira vermelha do dia foi causada por Daniil Kvyat. A Red
Bull parou na pista por precaução para checar um sensor do sistema
hidráulico por volta das 15h locais (11h de Brasília), resolveu o
problema e ainda percorreu uma boa quilometragem depois disso.
Quilometragem, aliás, que foi o ponto alto do dia: todas as equipes
andaram muito bem.
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Nico Hülkenberg estreou o carro de 2015 da Force India (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
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O time que menos voltas foi capaz de completar foi a Force India, que
estreou VJM08, carro de 2015, por volta das 12h20. Embora fosse apenas o
primeiro dia do novo bólido, Nico Hülkenberg superou a casa das 70
voltas.
Mercedes, Sauber, Ferrari, McLaren, Lotus e Toro Rosso foram as
escuderias que giraram mais de 100 vezes pelos 4.655 metros do Circuito
da Catalunha.
Faltam dois dias para o término da pré-temporada do Mundial de F1 de 2015, que se encerra no domingo. O GRANDE PRÊMIO segue acompanhando tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
F1, Treinos livres, Barcelona, dia 6:
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