*Por: Grande Prêmio
Fácil, extremamente fácil. Não há outra expressão para definir o que foi
o passeio de Lewis Hamilton no GP da Itália. Líder com folga dos três
treinos livres e pole-position no mítico circuito de Monza, o britânico
consolidou o fim de semana perfeito, liderou de ponta a ponta e
conquistou a 40ª vitória da sua carreira na F1. Assim, Lewis fica a
apenas um triunfo de igualar a marca do seu grande ídolo no esporte,
Ayrton Senna.
Entretanto, o triunfo incontestável de Hamilton dentro da pista passou a correr risco. No fim da disputa, a Mercedes pediu para que o britânico aumentasse sua vantagem na liderança por algo que "ainda não se podia explicar". É que, depois da corrida, a equipe anglo-alemã foi investigada por conta de usado uma pressão nos pneus menor que o recomendado pela Pirelli. Mas depois de quase três horas depois da bandeirada em Monza, muitas reuniões e tensão, os comissários de prova da FIA optaram por manter a vitória de Hamilton no GP da Itália.
Sebastian Vettel fez uma corrida tranquila depois de ganhar a posição de Kimi Räikkönen na largada. O finlandês enfrentou problemas na embreagem e caiu para último. Seb tirou proveito para assumir o segundo lugar e garantir mais um troféu na temporada. Entretanto, este pódio foi especial por ter sido o seu primeiro vestindo as cores da Ferrari diante dos fanáticos tifosi.
Nico Rosberg fez outra corrida bastante mediana, considerando o carro que tem. O alemão caiu para sexto lugar na largada, mas conseguiu se recuperar em seguida e ficar atrás das Williams de Valtteri Bottas e Felipe Massa. Mas o time britânico fez um trabalho medíocre nos boxes e possibilitou a Rosberg ganhar duas posições, acabando com as chances de outro pódio de Massa na F1. Mas no fim da corrida, Rosberg enfrentou problemas em seu motor e abandonou a corrida.
Entretanto, o triunfo incontestável de Hamilton dentro da pista passou a correr risco. No fim da disputa, a Mercedes pediu para que o britânico aumentasse sua vantagem na liderança por algo que "ainda não se podia explicar". É que, depois da corrida, a equipe anglo-alemã foi investigada por conta de usado uma pressão nos pneus menor que o recomendado pela Pirelli. Mas depois de quase três horas depois da bandeirada em Monza, muitas reuniões e tensão, os comissários de prova da FIA optaram por manter a vitória de Hamilton no GP da Itália.
Sebastian Vettel fez uma corrida tranquila depois de ganhar a posição de Kimi Räikkönen na largada. O finlandês enfrentou problemas na embreagem e caiu para último. Seb tirou proveito para assumir o segundo lugar e garantir mais um troféu na temporada. Entretanto, este pódio foi especial por ter sido o seu primeiro vestindo as cores da Ferrari diante dos fanáticos tifosi.
Nico Rosberg fez outra corrida bastante mediana, considerando o carro que tem. O alemão caiu para sexto lugar na largada, mas conseguiu se recuperar em seguida e ficar atrás das Williams de Valtteri Bottas e Felipe Massa. Mas o time britânico fez um trabalho medíocre nos boxes e possibilitou a Rosberg ganhar duas posições, acabando com as chances de outro pódio de Massa na F1. Mas no fim da corrida, Rosberg enfrentou problemas em seu motor e abandonou a corrida.
A diferença de Lewis para Vettel foi 'visual' apenas nas primeiras voltas da corrida (Foto: AP)
|
Massa teve um desempenho bastante honesto neste domingo, conseguiu
novamente terminar à frente de Bottas e voltou ao pódio na raça, depois
de segurar uma forte pressão do seu companheiro de equipe. Räikkönen,
que empreendeu boa recuperação no fim da prova, ganhou na raça o quinto
lugar de Sergio Pérez, outro que fez boa prova em Monza. Nico Hülkenberg
terminou em sétimo com a outra Force India, que agora voltou a ocupar o
quinto lugar no Mundial de Construtores. Daniel Ricciardo conseguiu
ganhar a posição de Marcus Ericsson no fim da prova para terminar em
oitavo, logo à frente do sueco. Daniil Kvyat, também da Red Bull,
completou o top-10.
Felipe Nasr não conseguiu tirar o melhor rendimento da sua Sauber e fez uma corrida apagada, em que pese a boa largada. O novato viu a bandeira quadriculada em 13º.
Confira como foi o GP da Itália de F1:
Kimi Räikkönen deu um grande susto na largada ao demorar muito tempo a partir depois que as luzes vermelhas se apagaram. Por muito pouco, ninguém acertou a Ferrari do finlandês, que caiu para o fim do pelotão. Hamilton largou bem e manteve a ponta, enquanto Vettel assumiu o segundo lugar. Massa teve um ótimo começo de corrida e subiu para terceiro, seguido pelo seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas. Nasr também começou muito bem e subiu de 11º para oitavo, mas um toque durante uma disputa de pista danificou a asa dianteira do seu carro, fazendo com que o novato voltasse para os boxes.
Pérez começou bem com a Force India e conseguiu passar Rosberg na primeira volta, mas depois levou o troco do piloto alemão. Por outro lado, a Lotus fracassou em Monza e deixou o GP da Itália logo no início. Tanto Romain Grosjean como Pastor Maldonado abandonaram a disputa em razão de incidentes na pista. Foi o oitavo abandono do venezuelano em 12 corridas na temporada.
Na sexta volta, Hamilton liderava a prova com boa folga, abrindo 3s de frente para Vettel. Em terceiro, Massa não deixava o tetracampeão desgarrar, mas tinha Bottas em seu encalço. E Rosberg fazia uma corrida sem sal e sequer conseguia ameaçar o finlandês da Williams na luta pelo quarto lugar. Mais atrás, Räikkönen dava um show em Monza e já ocupava o nono lugar, enquanto Nasr tentava se recuperar, mas vinha em 18º.
Felipe Nasr não conseguiu tirar o melhor rendimento da sua Sauber e fez uma corrida apagada, em que pese a boa largada. O novato viu a bandeira quadriculada em 13º.
Confira como foi o GP da Itália de F1:
Kimi Räikkönen deu um grande susto na largada ao demorar muito tempo a partir depois que as luzes vermelhas se apagaram. Por muito pouco, ninguém acertou a Ferrari do finlandês, que caiu para o fim do pelotão. Hamilton largou bem e manteve a ponta, enquanto Vettel assumiu o segundo lugar. Massa teve um ótimo começo de corrida e subiu para terceiro, seguido pelo seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas. Nasr também começou muito bem e subiu de 11º para oitavo, mas um toque durante uma disputa de pista danificou a asa dianteira do seu carro, fazendo com que o novato voltasse para os boxes.
Pérez começou bem com a Force India e conseguiu passar Rosberg na primeira volta, mas depois levou o troco do piloto alemão. Por outro lado, a Lotus fracassou em Monza e deixou o GP da Itália logo no início. Tanto Romain Grosjean como Pastor Maldonado abandonaram a disputa em razão de incidentes na pista. Foi o oitavo abandono do venezuelano em 12 corridas na temporada.
Na sexta volta, Hamilton liderava a prova com boa folga, abrindo 3s de frente para Vettel. Em terceiro, Massa não deixava o tetracampeão desgarrar, mas tinha Bottas em seu encalço. E Rosberg fazia uma corrida sem sal e sequer conseguia ameaçar o finlandês da Williams na luta pelo quarto lugar. Mais atrás, Räikkönen dava um show em Monza e já ocupava o nono lugar, enquanto Nasr tentava se recuperar, mas vinha em 18º.
Momento da largada do GP da Itália (Foto: AP)
|
Massa fazia uma corrida bastante sólia e não permitia a aproximação de
Bottas. O brasileiro tinha tudo nas mãos para garantir seu segundo pódio
na temporada. Mais atrás, Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat lutavam pelo
décimo lugar. Jenson Button, valente com uma McLaren sem o menor
rendimento em pistas de alta, ainda tentava tirar leite de pedra para
vir em 12º lugar, à frente de Fernando Alonso.
Mesmo contando com um motor com menor potência, Rosberg finalmente se mexeu para tentar tirar de Bottas o quarto lugar. Aguerrido, o nórdico defendeu com valentia sua posição e seguia em frente. Por outro lado, Hamilton continuava soberano e caminhava firme para consolidar um fim de semana absoluto em Monza após abrir 10s de frente para Vettel em 19 voltas.
Mesmo contando com um motor com menor potência, Rosberg finalmente se mexeu para tentar tirar de Bottas o quarto lugar. Aguerrido, o nórdico defendeu com valentia sua posição e seguia em frente. Por outro lado, Hamilton continuava soberano e caminhava firme para consolidar um fim de semana absoluto em Monza após abrir 10s de frente para Vettel em 19 voltas.
Rosberg, sem ter como passar Bottas na pista, antecipou sua parada e colocou pneus médios na 19ª volta da prova. Um giro depois, Massa foi aos boxes, com a Williams equipando seu FW37 também com os médios. Mas a Williams, de novo, fracassou no seu trabalho nos boxes, e a Mercedes conseguiu colocar Nico à frente do brasileiro. Em seguida, o pit-stop de Bottas foi ainda pior, 4s. Foi aí que a Williams perdeu qualquer chance de conquistar o pódio no GP da Itália.
Apenas na volta 26 que a Ferrari chamou o segundo colocado, Vettel, para fazer seu único pit-stop na corrida. E no giro seguinte, finalmente Hamilton fez sua parada. A Mercedes, novamente, fez um trabalho perfeito numa troca de pneus que durou 2s7. E Lewis partiu para a segunda parte do seu passeio dominical.
Antes mesmo de fazer sua parada, Räikkönen, que vinha em terceiro, não conseguiu resistir ao melhor rendimento dos pneus de Rosberg e foi ultrapassado pelo alemão no fim da reta. Assim, Nico passou a ter Vettel como alvo e partiu para sacramentar uma outrora improvável dobradinha da Mercedes. Ao fazer sua parada, Kimi quase teve seu carro acertado pela Manor de Roberto Merhi, que freou o que pode para não bater na Ferrari do finlandês.
Felipe Nasr seguido por Will Stevens. O brasileiro teve dificuldades e fez corrida apagada em Monza (Foto: AP)
|
No pelotão intermediário, Nasr não conseguia tirar o melhor do seu
carro, já com os pneus médios bem desgastados. Assim, o estreante foi
presa fácil para a Toro Rosso de Max Verstappen, que aproveitou melhor o
rendimento com os compostos macios para fazer uma bela manobra de
ultrapassagem e seguir em 13º.
Uma disputa que chamava a atenção no fim da prova era entre Hülkenberg e Ericsson que, diga-se, fazia uma grande corrida em Monza. Nico reclamava de problemas de aderência em seu carro, e isso possibilitou a aproximação do sueco. Apesar do contrato renovado para os próximos dois anos, Hülk não vivia a melhor das fases na F1.
Uma disputa que chamava a atenção no fim da prova era entre Hülkenberg e Ericsson que, diga-se, fazia uma grande corrida em Monza. Nico reclamava de problemas de aderência em seu carro, e isso possibilitou a aproximação do sueco. Apesar do contrato renovado para os próximos dois anos, Hülk não vivia a melhor das fases na F1.
Comemora, Hamilton! (Foto: AP)
|
No fim da corrida, um breve momento de tensão para Hamilton. A Mercedes
pediu para que o piloto aumentasse a diferença para Vettel, e o
britânico o fez prontamente ao registrar 1min26s672, a melhor da
corrida, quando restavam quatro giros para o fim. Mas pairava um
mistério sobre o que acontecia com o carro de Lewis, algo que a Mercedes
disse que só explicaria depois da prova.
Na penúltima volta, Rosberg perdeu um pódio certo ao ver seu motor Mercedes quebrar no meio do circuito. Assim, Massa voltou a brigar pelo pódio, mas teve de segurar na marra um Bottas com ótimo ritmo. Mas o brasileiro conseguiu fechar a corrida em um ótimo terceiro lugar, que coroou uma bela prova neste domingo. Felipe voltou ao pódio e comemorou ao lado de Vettel e Hamilton, o grande vencedor do GP da Itália.
F1, GP da Itália, Monza, final:
Na penúltima volta, Rosberg perdeu um pódio certo ao ver seu motor Mercedes quebrar no meio do circuito. Assim, Massa voltou a brigar pelo pódio, mas teve de segurar na marra um Bottas com ótimo ritmo. Mas o brasileiro conseguiu fechar a corrida em um ótimo terceiro lugar, que coroou uma bela prova neste domingo. Felipe voltou ao pódio e comemorou ao lado de Vettel e Hamilton, o grande vencedor do GP da Itália.
F1, GP da Itália, Monza, final:
Nenhum comentário:
Postar um comentário