terça-feira, 2 de junho de 2015

Se voltar a vencer, Massa vai se tornar piloto com maior jejum entre duas vitórias na história da F1*

*Por: Grande Prêmio

Seis anos, seis meses e 29 dias: este é o tempo que já se passou desde o GP do Brasil de 2008, o último vencido por Felipe Massa no Mundial de F1. Com isso, se voltar a vencer, o piloto de 34 anos se tornará o que viveu o maior jejum entre dois triunfos na categoria.
 
Hoje, essa marca pertence ao italiano Riccardo Patrese. Ele esperou seis anos, seis meses e 28 dias, ou 2401 dias, entre o GP da África do Sul e o GP de San Marino de 1990.
 
Foram 99 provas disputadas por Patrese entre as duas vitórias, quesito no qual Massa já o superou: foram 111 corridas que contaram com a participação do brasileiro desde 2 de novembro de 2008, mais as oito de que ele ficou de fora em 2009.
 
Em sua última vitória, Felipe Massa chorou pela perda do título mundial para Hamilton diante de um lotado autódromo de Interlagos (Foto: Shell GP/Getty Images)
 
Neste meio tempo, o piloto sofreu um grave acidente que quase lhe tirou a vida, e teve como outro grande baque o dia em que recebeu da Ferrari a ordem para entregar a Fernando Alonso a vitória do GP da Alemanha de 2010. Mesmo depois de tanto tempo, Massa não desiste do sonho de voltar ao alto do pódio e de, quem sabe um dia, se tornar campeão mundial. 
 
No ano passado, quando voltou a andar bem com frequência, chegou a marcar uma pole no GP da Áustria e terminou a 2s de Lewis Hamilton no GP de Abu Dhabi. No início deste ano, recebeu elogios de Rob Smedley, engenheiro-chefe da Williams, que o vê em tão boa forma quanto na temporada 2008.
 
Ele começou 2015 com a expectativa de ter no FW37 um modelo vencedor, o que não acontece nesta fase inicial do campeonato, dominada por Mercedes e Ferrari. Seu melhor resultado foi o quarto lugar no GP da Austrália, o primeiro do ano, e ele ocupa a sexta posição no Mundial de Pilotos com 39 pontos.
 
Desde a última vitória de Massa...
 
...dez pilotos ganharam corridas na F1. Foram eles: Sebastian Vettel (39), Lewis Hamilton (27), Jenson Button (14), Fernando Alonso (11), Nico Rosberg (10), Mark Webber (9), Kimi Räikkönen (3), Daniel Ricciardo (3), Rubens Barrichello (2) e Pastor Maldonado (1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário