quinta-feira, 23 de abril de 2015

O retorno do Homem de Gelo



Por Lucas Costa


Eletrizante. Talvez o melhor desse início de temporada. Esse GP do Bahrein marcou o retorno ao pódio de um campeão mundial que pode voltar a disputar o título.

Campeão em 2007, o finlandês Kimi Raikkonen teve uma atuação muito boa, superando seu companheiro Sebastian Vettel, que havia subido ao pódio nas três primeiras corridas, inclusive com uma vitória na Malásia. Desde seu retorno à Fórmula 1, o “Homem de Gelo” só havia vencido duas vezes. Em 2012, pela Lotus, venceu em Abu Dhabi o último GP daquela temporada e quebrou dois tabus. O primeiro foi de voltar a vencer na categoria máxima do automobilismo, o que não acontecia desde 2009, quando venceu o GP da Bélgica, ainda pela Ferrari. O segundo foi o fato de ser a primeira vitória da lendária equipe Lotus em décadas. A tradicional equipe teve sua última vitória em 1987, com Ayrton Senna, no GP do Leste dos EUA.

Em 2014, no retorno à Ferrari, o desempenho do finlandês foi pífio. Nenhum pódio e o décimo segundo lugar no campeonato, com 55 pontos. O carro de 2015 dava esperança pra sonhar, até pelo bom desempenho durante a pré-temporada, mesmo sem liderar uma vez sequer.

Na Austrália, Raikkonen abandonou após erro da equipe em um pit-stop. Na Malásia e na China, chegou na quarta colocação. E no Bahrein, conseguiu superar seu companheiro após um festival de erros do mesmo. E se tivessem mais três ou quatro voltas, Kimi poderia alcançar Lewis Hamilton e até voltar a vencer. Tirando a primeira corrida, ele teve bons desempenhos nas últimas três.

Desde sua estreia na Fórmula 1, em 2001, seu melhor desempenho aconteceu na temporada de 2005, quando foi vice campeão pela McLaren. Na época, o finlandês venceu sete das dezenove corridas. Uma vitória a mais do que em 2007, quando conquistou seu primeiro e único título até aqui.

Vamos agora para a quinta corrida da temporada, na Espanha, onde o Homem de Gelo já venceu duas vezes. Sua última vitória aconteceu no GP da Austrália de 2013, ainda pela Lotus. Será que Kimi Raikkonen ressurge de vez?




____________________
 
Quer fazer parte do nosso time de colunistas? Saiba como clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário