A Scuderia Ferrari é a equipe mais gloriosa da Fórmula
1. Surgida antes da própria categoria, sobreviveu a uma guerra mundial para
estar presente em todos os Mundiais desde 1950. Além de maior número de
torcedores no mundo, é a equipe líder em títulos de construtores, vitórias e
poles.
Scuderia Ferrari: a maior equipe
da história da F1
|
Sem surpresas, a Ferrari é a equipe mais bem-sucedida
também no Grande Prêmio da Malásia, disputado neste tigre asiático desde 1999,
sempre no belo circuito permanente de Sepang.
A vitória de Sebastian Vettel não foi, de modo algum, surpreendente.
Além da superioridade histórica da Ferrari em Sepang –
venceu 6 das 16 edições – Vettel é também o maior vencedor da pista malaia,
acumulando 4 vitórias. Uma vitória a cada 4 GPs disputados lá. O pequeno alemão
estreou na F1 em 2007 e disputou sua primeira temporada em 2008. Uma façanha.
Vettel vence pela 4ª vez na
Malásia em sua 2ª corrida pela Ferrari
|
O feito de Vettel traz à lembrança outras locais identificadas
com um piloto em especial: Bélgica (4 vitórias de Kimi Raikkonen), Alemanha (5
vitórias de Fernando Alonso, sendo 3 em Nurburgring e 2 em Hockenheim), Mônaco
(6 vitórias de Ayrton Senna) e França (7 vitórias de Michael Schumacher).
A primeira vitória de Vettel veio cedo, na segunda
corrida pela Scuderia. Isso também não é surpreendente. Kimi Raikkonen (2007) e
Fernando Alonso (2010) estrearam na Ferrari com vitória.
Kimi venceu na estréia na Ferrari, em 2007 |
Alonso venceu na estréia na
Ferrari, em 2010
|
A vitória de Vettel, em perspectiva histórica, não é
impressionante. Não significa a ressurreição da Ferrari. A Scuderia quase
venceu o GP da Hungria de 2014, em perfórmance memorável de Fernando Alonso,
ultrapassado nas voltas finais pelas Mercedes... Há pouco mais de seis meses. A
TV Globo pensou da mesma forma sobre Vettel em 2015, “prevendo” que as Mercedes passariam.
Com carro muito inferior Alonso
quase venceu na Hungria
|
Além da consolidação da supremacia de Vettel em Sepang
(superando o Dono dos Recordes da F1, Michael Schumacher, 3 vitórias lá), a
única novidade é uma dica importante sobre o Mundial 2015.
Sempre que a Ferrari venceu em Sepang, disputou o título de pilotos até
a última etapa.
Foi assim com Eddie Irvine em 1999 (perdeu para Mika Hakkinen).
Foi assim com Michael Schumacher em 2000, 2001 e 2004
(campeão nas três ocasiões).
Foi assim com Kimi Raikkonen em 2008 (a Ferrari perdeu
o título na última volta, com Felipe Massa).
Foi assim com Fernando Alonso em 2012 (perdeu para o
próprio Vettel)
Vettel será campeão, vice ou melhor do resto? Cabe às favoritas Mercedes responder esse item.
(e ouvimos dizer – da Rede Globo, claro – que o melhor do resto seria da Williams...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário